quinta-feira, 26 de maio de 2011

Culinária Japonesa

Hashi

A culinária japonesa é muito conhecida por nós brasileiros. No Japão, não é habitual o uso de garfo e faca, mas sim o uso do hashi, que são um par de pequenos palitos de madeira. Percebemos que os pratos mais conhecidos por nós possuem arroz branco e na maioria das vezes a carne de peixe. O arroz é usado no Japão desde 2500 a.C, e além de ser usado na culinária, fazem outros produtos a partir dele, como por exemplo, o papel de arroz e a maquiagem de pó de arroz. Na cultura deles também podemos encontrar bebidas famosas como é caso do sakê, bebida alcoólica a base de arroz e o chá verde. O sake junto com o mochi (bolinho de arroz) são consumidos nos festivais de ano novo.  A culinária japonesa usa bastante a soja, usada para fazer o shoyu, o molho de soja. A partir da soja se faz também o tofu, uma estrutura firme similar ao queijo, que é extraído do leite de soja. O tofu é originário da china, e também é usado na culinária coreana.
Mochi
Tempura de camarão
A partir do século VII foi proibido o consumo de certas carnes no Japão, como as de ave (com exceção do frango), de boi e de porco, permitindo somente o consumo de carne de peixe, incentivando seu consumo. Os europeus chegaram ao país trazendo o cristianismo e permitindo o consumo de carne de vaca, e junto com essa cultura ocidental, eles levaram ao Japão as frituras a óleo e os doces. Com a vinda da fritura o Japão desenvolveu frituras como o tempura, que consiste em pedaços de legumes ou mariscos envoltos num polme fino.
Na década de 60, com o desenvolvimento da economia japonesa, a culinária nipônica recebeu mais influencia. Do ocidente veio o bacon frios e carnes, da China vieram as frituras com óleo vegetal, o lámen, e o yakissoba.
Sushi
O sushi é a combinação de arroz com pescados crus. Antigamente, os legumes eram conservados em arroz cozido, pois os japoneses já sabiam que o arroz cozido liberava acido láctico e acético, fazendo os legumes durarem mais tempo. Essa técnica era usado principalmente por pescadores que estavam em alto mar. Assim foi criado o sushi prensado. Um dia um cozinheiro decidiu parar de usar o peixe fermentado e assim ofereceu um sushi parecido com o que conhecemos como é hoje. Em Osaka o sushi se tornou popular, pois era nessa cidade que era feito o comercio de arroz, e foi justamente lá que começou a se consumir o sushi enrolado na alga, apresentado o sushi de forma alegre e colorida.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Xintoísmo (SHINTOU)

O Xintoísmo é a religião original do Japão. É uma síntese de idéias, atitudes e costumes que ao longo de dois milênios ajudou a formar a mente japonesa. A palavra “Xinto” significa “o caminho das divindades” e tornou – se uma religião da comunidade com santuários e deuses guardiões de locais. Ao contrario do cristianismo, o xintoísmo não exalta de fundador, nem tem um livro sagrado, como a bíblia. Segundo os japoneses, a religião “é captada e não ensinada”, e passa de uma geração a outra.                                                                         
Uma das crenças fundamentais do xintoísmo é que os deuses (Kama), os seres humanos e a natureza nasceram dos mesmos pais, e, portanto são aparentados. As pessoas têm uma missão na vida. Não apenas de realizar os ideais e esperança dos antepassados, mas também, amar e criar os filhos para que, por sua vez, eles realizem as aspirações dos ancestrais. Os santuários xintoístas, considerados como as moradas dos Kama são, sem exceção, recantos cheios de beleza para que os devotos se sintam em contato com a natureza e o divino e possam aproximar - se dos mortos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Língua Chinesa

Mandarim e dialetos chineses 
O chinês mandarim é a  língua oficial da República Popular da China.O chinês mandarim é a língua nativa que tem mais habitantes no mundo sendo amplamente entendida na maior parte do território chinês e sudeste Asiático (Tailândia, Vietnam, Malásia, Singapura e Filipinas).Mas o cantonês, um dialeto do sul da China, se fala na maior parte da província de Guangdong, Hong Kong, Macao e nas comunidades chinesas dos países estrangeiros.



Escrita 
A escrita chinesa é ideográfica e é composta por aproximadamente 6.000 caracteres chamados hanzi dos quais somente uns 3.500 são de uso corrente. Cada um tem por leitura uma sílaba.Em 1949 o governo da República Popular da China adotou os caracteres chineses simplificados como sistema de escrita oficial,este sistema substitui caracteres complexos por uns mais simples. Assim, a escrita com caracteres não simplificados se chama chinês tradicional e é a utilizada em Taiwan, Kong Hong, Macao e Malásia, assim como em comunidades chinesas espalhadas pelo mundo.



Gramática 
A gramática do chinês é muito mais fácil que a dos outros países,pois o chinês não tem trocas de gênero nem de número e seus verbos não mudam em todos os casos  e tempos gramaticais. Isto é uma importante vantagem que oferece o chinês diante as outras línguas em sua aprendizagem, já que um verbo pode construir muitas expressões sempre que conheça certo número de palavras e maneje algumas regras gramaticais que são realmente muito simples.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Samba

Roda de Samba
Samba, estilo de música mais famoso no Brasil. mas apesar de pertencer a nossa cultura e dos brasileiros terem o prazer de ouvir um bom samba, será que todas sabem a história do samba?
Esse estilo musical surgiu com a mistura de estilos musicais brasileiros com africanos. É tocado com instrumentos de percussão e acompanhados por violão e cavaquinho. Suas letras geralmente retratam sobre a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, destacando a população mais pobre. A palavra samba é de origem africana, cujo significado tem ligações com danças tribais da África.
O primeiro samba gravado foi Pelo Telefone, de Bahiano, no ano de 1917. Anos foram se passando, o samba foi se popularizando, e ganhando espaço nos festivais de carnaval. Os principais tipos de samba são o samba-enredo, samba de partido alto, pagode, samba-canção, samba carnavalesco, samba-exaltação, samba de breque, samba de gafieira, sambalanço. O dia do samba é comemorado dia dois de Dezembro.
A seguir, o primeiro samba gravado, Pelo Telefone: