 |
Hashi |
A culinária japonesa é muito conhecida por nós brasileiros. No Japão, não é habitual o uso de garfo e faca, mas sim o uso do hashi, que são um par de pequenos palitos de madeira. Percebemos que os pratos mais conhecidos por nós possuem arroz branco e na maioria das vezes a carne de peixe. O arroz é usado no Japão desde 2500 a.C, e além de ser usado na culinária, fazem outros produtos a partir dele, como por exemplo, o papel de arroz e a maquiagem de pó de arroz. Na cultura deles também podemos encontrar bebidas famosas como é caso do sakê, bebida alcoólica a base de arroz e o chá verde. O sake junto com o mochi (bolinho de arroz) são consumidos nos festivais de ano novo. A culinária japonesa usa bastante a soja, usada para fazer o shoyu, o molho de soja. A partir da soja se faz também o tofu, uma estrutura firme similar ao queijo, que é extraído do leite de soja. O tofu é originário da china, e também é usado na culinária coreana.
 |
Mochi |
 |
Tempura de camarão |
A partir do século VII foi proibido o consumo de certas carnes no Japão, como as de ave (com exceção do frango), de boi e de porco, permitindo somente o consumo de carne de peixe, incentivando seu consumo. Os europeus chegaram ao país trazendo o cristianismo e permitindo o consumo de carne de vaca, e junto com essa cultura ocidental, eles levaram ao Japão as frituras a óleo e os doces. Com a vinda da fritura o Japão desenvolveu frituras como o tempura, que consiste em pedaços de legumes ou mariscos envoltos num polme fino.Na década de 60, com o desenvolvimento da economia japonesa, a culinária nipônica recebeu mais influencia. Do ocidente veio o bacon frios e carnes, da China vieram as frituras com óleo vegetal, o lámen, e o yakissoba.
 |
Sushi |
O sushi é a combinação de arroz com pescados crus. Antigamente, os legumes eram conservados em arroz cozido, pois os japoneses já sabiam que o arroz cozido liberava acido láctico e acético, fazendo os legumes durarem mais tempo. Essa técnica era usado principalmente por pescadores que estavam em alto mar. Assim foi criado o sushi prensado. Um dia um cozinheiro decidiu parar de usar o peixe fermentado e assim ofereceu um sushi parecido com o que conhecemos como é hoje. Em Osaka o sushi se tornou popular, pois era nessa cidade que era feito o comercio de arroz, e foi justamente lá que começou a se consumir o sushi enrolado na alga, apresentado o sushi de forma alegre e colorida.